Skip to main content

Retrato de Helena Fourment, na Gulbenkian


A Fundação Calouste Gulbenkian iniciou uma coleção de livros juvenis sobre algumas das obras presentes no Museu.
O quadro que me coube foi o retrato de Helena Fourment, segunda mulher do pintor Peter Paul Rubens.

Helena Fourment era filha de um mercador de sedas e tapetes, por isso era necessário que as as paredes deste livro reflectissem os motivos decorativos desse contexto.
Assim optei por representar uma reinterpretação minha do Barroco, recorrendo aos bordados de Castelo Branco (realizados sobre linho com linhas de seda). A sua origem aponta também para o século XVII.

O desafio era criar uma personagem histórica capaz de conquistar os leitores mais novos e que os conseguisse transportar no tempo!



Comments

Popular posts from this blog

Dia Mundial do Livro

Neste dia do livro proponho-vos uma viagem sensorial através do meu recente projeto  "Uma História de Dedos" , um  convite da Porto Editora com palavras de Luísa Ducla Soares.  Este livro é um elogio às nossas mãos criadoras, indispensáveis à comunicação táctil! Mãos poderosas, confiantes, sofridas, agressivas...  Mãos e dedos que foram representados e reinterpretados ao longo da História da Arte por diferentes artistas e técnicas.  Para este livro procuram-se leitores que gostem de sentir a rugosidade dos troncos dos pinheiros, a suavidade das nossas bochechas... Leitores que queiram descobrir a que sabe o chocolate quando comemos de olhos fechados... Leitores que saibam revelar formas nos cortes da madeira... Procurem-nos nas vossas livrarias e Boas leituras!

Living in 56m2

Mais uma vez a escapadela de verão deste ano levou-nos para o interior; desde o alentejo à beira interior com paragens por Castelo de Vide, Portagem, Praia fluvial de Loriga, Gagos, Guarda e Pínzio. Aqui ficam algumas das cores destes dias quentes. Para sobreviver ao calor destes sítios os banhos foram uma constante e as sombras uma verdadeira demanda.